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6 ações para se tornar um super anfitrião durante a pandemia

Diversas projeções quanto a curva de expansão da COVID-19 foram feitas, e como era de se esperar, muitas erraram. Na verdade é muito difícil prever a evolução de uma pandemia simplesmente porque isso depende em grande parte de fatores humanos difíceis de prever. Temos nessa complexa rede: o jogo político, a mídia, avanços científicos, notícias falsas, crise econômica, efeitos sociais e diversas outras "forças" que mutuamente se influenciam para resultar um conjunto heterogêneo de comportamentos humanos.

O fato é que a pandemia ainda existe, e já que é tão difícil especular sobre o futuro nesse tema, vamos buscar compreender o que tem acontecido nos últimos meses ao nosso redor. Bem... no mês de agosto e setembro, após a flexibilização gradual de alguns estados do Brasil, o setor de serviços hoteleiros têm observado um fenômeno bastante curioso:

1 - No período mais agudo da pandemia parece ter sido estabelecida uma "demanda reprimida" por viagens, que apenas agora, está se manifestando por meio de elevadas taxas de ocupação em destinos de lazer.

2 - Com as restrições de voos internacionais e o risco de contaminação em voos domésticos têm surgido demanda acima da média no período para destinos de lazer possíveis de serem alcançados por via terrestre.

Isso significa que a recuperação de parte do setor hoteleiro pode vir mais rápido do que imaginávamos. Além da hotelaria tradicional como Resorts, Pousadas e Hotéis, proprietários de imóveis de curta temporada em destinos de lazer tendem a ser positivamente impactados por esse comportamento. Assim, tudo indica que propriedades com acomodações mais reservadas como apartamentos privados ou chalés tendem ser mais privilegiados nesse momento.

Praia de Morro Branco
Praia de Morro Branco - CE

Agora, a pergunta é como posso tirar melhor proveito nesse cenário? Aí vão algumas dicas valiosas para proprietários vencerem no mercado de aluguel de temporada. Independente de um cenário otimista ou pessimista de pandemia, são ações que aumentam a chance de sucesso nesse mercado.

1. Utilize um protocolo rigoroso de higienização no apartamento e garanta a execução a todo check-out.
A segurança e a saúde de seus hóspedes deve ser sua principal prioridade. A pandemia vai nos deixar uma grande lição a respeito de como lidamos com a questão sanitária e o controle de doenças que provavelmente ficará refletida em novos hábitos e cuidados duradouros.

2. Torne sua política de cancelamento e alteração mais flexível.
É difícil planejar viagens em uma situação de pandemia e ainda muitas pessoas apesar de possuírem vontade de viajar ainda não se sentem seguras para se comprometer com datas e destinos com pouca flexibilidade para mudanças. Torne sua política de cancelamento e alterações mais flexíveis para aumentar suas chances de reserva.

3. Comunique suas ações a respeito do combate da COVID-19.
É importante que o hóspede tenha conhecimento sobre as ações de combate que o proprietário está promovendo, como por exemplo, o protocolo de higienização do apartamento. Também é importante bastante transparência sobre restrições de equipamentos do condomínio que possam estar em vigor ou outras informações importantes. Atualize os seus anúncios em todos os canais.

4. Ofereça um serviço profissional ao hóspede.
Faça o hóspede se sentir em casa e proporcione o máximo de informações úteis a respeito do imóvel, condomínio ou vizinhança. É uma boa prática fornecer um manual do imóvel com todas informações úteis bem atualizadas. Forneça todos os itens de higiene básicos para os hóspedes suficientes para o período de hospedagem. Água, café e outros "mimos" são diferenciais bem desejados pelos hóspedes.

5. Engaje e inspire hóspedes do presente, passado e futuro.
Durante a hospedagem, comunique-se com seu hóspede para acompanhar sua experiência. Esteja presente e disponível nas redes sociais e mantenha perfis atualizados com fotos de seu imóvel. Encontre a melhor forma de se comunicar divulgando conteúdo útil sobre seu imóvel e assuntos relacionados.

6. Incentive a indicação de hóspedes para outros hóspedes.
Os hóspedes que tiveram boas experiências serão os melhores promotores do seu imóvel. Sempre responda os comentários de avaliação de seus hóspedes. Recolha feedback e tente melhorar os pontos para o próximo hóspede em um ciclo virtuoso de evolução contínua.

Ser um bom anfitrião não é uma tarefa trivial. Exige bastante dedicação e trabalho. Algumas dessas ações podem ser bastantes custosas principalmente para proprietários que possuem outros trabalhos. A Apartio oferece uma solução completa para proprietários que desejam alugar seus imóveis em curta temporada oferecendo uma experiência incrível a hóspedes e proprietários. Cuidamos de tudo para que o proprietário não tenha trabalho algum. Venha conferir todas as vantagens de ser Apartio.

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